Dívidas são um dos principais empecilhos para negociar um imóvel. Conheça os principais fatores que podem comprometer a sua compra e saiba como evitá-las!

Para realizar a compra de um imóvel, é essencial que se pesquise bastante a documentação do local. A análise de todos os registros e a procura por informações sobre a regularidade do imóvel, são etapas cruciais para avaliar um bom negócio.

Contudo, é bem possível que em suas pesquisas você não encontre todos os dados e documentos que necessita, sendo necessário solicitar essa documentação ao proprietário e ou ainda aos órgãos responsáveis.

Para te ajudar neste processo, listamos alguns dos principais documentos que você precisa consultar antes de concretizar a compra. Confira!

Certidão de IPTU


Um dos principais empecilhos que podem identificar se o imóvel está com dívidas é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O IPTU é um imposto cobrado pelas cidades. Portanto, é responsabilidade do município informar por carta o valor que deve ser pago.

Com o recolhimento anual, o proprietário da residência possui a Certidão Atualizada do IPTU. Esta certidão deve ser cedida pelo proprietário para análise do comprador, mas também pode ser consultada através do site da prefeitura local. Lá, você precisa apenas possuir o número de inscrição do imóvel, facilmente encontrado na matrícula.

Vale ressaltar, que este imposto é um dos mais caros, e existe uma fatia considerável de imóveis que atrasam o seu pagamento. Além disso, com a certidão, você consegue entender o verdadeiro estado da propriedade.

Análise da Matrícula do Imóvel


Outro documento muito importante para analisar na hora da compra, é a Matrícula do Imóvel. Neste registro consta todas as movimentações, dívidas e compromissos que envolvem o imóvel. Por meio dela, é possível compreender qual a verdadeira situação do bem e com isso evitar possíveis golpes e/ou irregularidades.

O documento que é retirado através do cartório de registro que o imóvel foi regularizado, inclui a indicação da área em metros quadrados, detalha a descrição da propriedade, com informações como localização, lote, categoria de imóvel, histórico de atividades anteriores, informações sobre o proprietário e o histórico de operações de transferências. Além disso, a declaração também apresenta todas as modificações que ocorreram no local.

Certidão Negativa de Débitos Condominiais.


Outra documentação que é de suma importância para a avaliação do imóvel, é a Certidão Negativa de Débitos Condominiais (CND). Este documento é emitido pela administradora ou empresa responsável do local, e tem o objetivo de comprovar que o condômino não tem débito algum em relação ao condomínio.

O certificado não possui sua emissão formal e firmada em cartório, porém facilita todo o processo burocrático. Assim, torna a verificação da legalidade do imóvel mais ágil, eliminando a necessidade de obter todos os comprovantes de pagamentos das taxas do condomínio.

Outros débitos que devem ser verificados.


Por fim, separamos outros débitos imobiliários que podem interferir no processo de regularização da compra. É fundamental que todos os itens estejam quitados para fechar o contrato e transferir a titularidade do proprietário. Entre elas estão:

  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
  • Taxa de cessão de contrato;
  • Taxas cartoriais para registro de imóvel e escritura pública;
  • Taxa de interveniência;

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